O que incomoda não é o cliente dizer quanto quer pagar.
O que incomoda não é ver a maior emissora de televisão do país promover uma empresa que achou um nicho de mercado para investir.
O que realmente incomoda é que não levam essa discussão ao patamar correto. Claro que existem diferentes perfis de profissionais no mercado, assim como existem diferentes clientes. E esses perfis são separados pelo grau de comprometimento entre eles.
A revolta causada pela matéria da Globo News é que a emissora – quando propaga inconsequentemente uma matéria rasa como essa – legitima o serviço descompromissado e de baixa qualidade desses “designers” de varejo, comprometendo toda uma classe, a dos designers profissionais.
As grandes empresas e as grandes ações não procuram – e sabem que nunca vão procurar – um profissional que leiloa seu trabalho em sites assim. A busca coerente que o mercado faz é por profissional com experiência e conteúdo, capaz de solucionar o problema apresentado, seja ele de ordem estética, tipográfica, cromática, qual seja, com embasamento teórico e competente.
O que a empresa apontada na matéria faz é reunir micreiros num espaço (virtual), agilizando a busca do cliente por uma solução rápida, descompromissada e, principalmente, de baixo custo. O grande argumento da matéria é que os investimentos são baixos, compatíveis com a necessidade do pequeno empresário que está começando no mercado. Preço, portanto. A empresa está errada? Claro que não. Esse mercado existe. Ela apenas soube explorá-lo. No fundo, esses pequenos profissionais “designers” apontados na matéria são essenciais para o funcionamento do mercado. Cada panela tem sua tampa.
—————————–
Leia mais sobre o assunto em:
Espaço.com/design
espaco.com/design/porraglobonews-voces-estao-difamando-o-mercado-2/
abcDesign
abcdesign.com.br/noticias/porraglobonews/
Caligraffiti
caligraffiti.com.br/porraglobonews/
Cão da Lua
caodalua.wordpress.com/2011/02/08/nos-fazemos-logos/
Designers Brasileiros
designersbrasileiros.blogspot.com/2011/02/porraglobonews….
DesignFlakes
designflakes.com.br/porraglobonews/
IdeaFixa
ideafixa.com/e-pra-rir-ou-pra-chorar/
Design.Blog
http://design.blog.br/design-grafico/porraglobonews-e-wedologos-outra-perspectiva
“A empresa está errada? Claro que não. Esse mercado existe. Ela apenas soube explorá-lo.”
Fato. Só acho absurdo uma empresa dessa dizer que faz design. Pode até fazer logos, como o próprio nome diz,mas nada além disso. Design acima de tudo é solucionar problemas, e não apenas “desenhar bem” ou ser “fera no computador”, como a própria repórter fala.
Pingback: Tweets that mention nós.fazemos.logos | Cão da Lua -- Topsy.com
Pingback: #porraGloboNews, vocês estão difamando o mercado « Espaço com Design
Pingback: Perdoai, eles não sabem o q estão falando |
Isso é simplesmente o CÚMULO, triste e macabro. Mas analisamos uma coisa, se uma empresa busca isso, que moral ela tem? qual histórico? é um mercadinho de fundo de quintal?
porque se a empresa for uma empresa que tem visão, busca futuro e liderança de mercado, vai buscar PROFISSIONAIS que conduzam a isso, e não micreiros que vão levá-la pro fundo de um poço (aos poucos)..
“..eu sei cortar com um bisturi, mas por isso vou fazer cirurgias?..”
desejo muito SUCESSO aos meus colegas de PROFISSÃO – DESIGNERS, mantenham o foco no seu trabalho e façam o melhor, logo será visível a diferença entre uns e OUTROS.
Vejam o outro lado da “moeda”…….
http://br.monografias.com/trabalhos3/design-mercado-trabalho/design-mercado-trabalho.shtml
Pingback: #porraglobonews e WeDoLogos – outra perspectiva - Design Blog
Pingback: Globo News, vocês estão difamando o mercado | Designers Brasileiros
Pingback: Globo News, vocês estão difamando o mercado | Designers Brasileiros